NOTÍCIAS - 2013 O ANO DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA

2013 O ANO DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA

O ano de 2013 foi indicado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água, com o objetivo de incentivar países a prevenir e solucionar potenciais conflitos decorrentes da gestão compartilhada de recursos hídricos e promover a cooperação em todos os níveis.

É fato, no trabalho com os alunos acerca da sustentabilidade, que alguns pilares abrem portas para discussões ricas que embasam a teoria e possibilitam também a formação moral; dois destes serão salientados; a cooperação e o consumo. 

É preciso abrir portas para discutir e pensar na ação de “Cooperação”, refletir sobre o coletivo. E a escola constitui-se o espaço ideal para isso.

Você já ouviu falar em água virtual? Essa é a água que está presente em tudo o que consumimos, desde alimentos, produtos de limpeza, brinquedos, roupas, é a água utilizada durante as etapas produtivas, ou seja, quando consumimos muitos produtos, consumimos muita água, quando jogamos alimentos no lixo, estamos jogando também a água que foi utilizada em sua produção e cultivo.

Para se ter uma ideia, vão cerca de 617 litros de água para se produzir 1kg de maçãs, para confeccionar uma calça jeans, consomem-se 11 mil litros de água, o que significa que se você tem oito delas em seu armário, corra, ele está encharcado com cerca de 88 mil litros de água!

Neste ciclo em que vivemos, quando a mídia impulsiona a compra, e quase sempre nos convence de que somos melhores somente quando temos muito mais bens, é uma árdua missão levar nossos filhos e alunos a questionarem-se de como vivem e de como desejam viver o amanhã. Não se trata de desesperá-los, mas de embasá-los com dados concretos que alicercem o conhecimento, fundamentem suas ações e possam levá-los a outros comportamentos.

Como escola filiada à Rede PEA Unesco, precisamos ser propagadores da Cooperação, da consciência e da crença da parceria que estabelecemos com cada família na busca de um mundo mais justo e de um meio ambiente mais saudável.

Assim, estes e outros aspectos permearão muitos dos projetos desenvolvidos em sala de aula neste ano.

Que possamos aprender a consumir sem sermos consumidos! 

Simone Venturozo (Orientadora educacional)

 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br