NOTÍCIAS - A importância da pesquisa.

A importância da pesquisa.

A atividade de pesquisa adquire significados que podem influenciar no interesse e esforço por aprender. Na sua realização, o aluno desfruta de possibilidades diferentes das do trabalho que acontece nas salas tradicionais.

Dessa forma, pesquisa permite ao aluno fazer escolhas, torna-se agente autônomo porque escolhe o caminho a percorrer, os objetivos, os colegas com quem vai trabalhar.

Trabalhar em grupo tem implicações motivacionais - a cooperação que facilita o desenvolvimento de determinadas aprendizagens, que melhora expectativas, quando o aluno obtém êxito e quando falha e a responsabilidade é diluída.

A pesquisa tem como procedimento básico ler para estudar e ler para escrever. Ao escrever, é necessário demonstrar o conhecimento obtido nas fontes e, portanto, o texto tem que estar correto, claro e objetivo.

Além disso, esta amplia as relações entre diversos assuntos e pontos de vista. Navega-se entre enciclopédias, livros, fotos, ilustrações, artigos, arquivos, áudio e vídeo, posicionamento de especialistas e testemunhas, uma riqueza de possibilidades.

O tratamento das informações é outro ganho muito grande na vida dos alunos, porque, ao discutir com os colegas os pontos de vista e as interpretações, o retorno à consulta possibilita a criticidade.

Enfim, a pesquisa, de forma que hoje deve ser adotada na escola, desenvolve a inteligência interpessoal, a competência lingüística, a competências da escrita e a comunicação oral, quando as informações obtidas necessitam circular.

É um excelente recurso para garantir um cidadão competente, e competência não se perde com o tempo junto com a memória, é para vida toda.

Teresinha Pereira de Almeida, diretora da escola.

 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br