NOTÍCIAS - COLUNA DA EDUCAÇÃO: RESOLVENDO CONFLITOS

RESOLVENDO CONFLITOS

É natural que a convivência em grupo traga algumas dificuldades às crianças e são inúmeras as maneiras de se classificar estas situações. Uma criança que ingressa na Educação Infantil, por exemplo, ao perceber que na escola, com os colegas, ela não terá os mesmos “privilégios” que lhe são concedidos em casa, viverá um conflito intrapessoal e interpessoal, quando inicia então o processo de socialização. É o momento em que ela percebe e aprende que dividir, ceder e ser amigável são aspectos necessários para se fazer parte de um grupo.

Nessa fase até o início do Ensino Fundamental, os conflitos surgem, em geral, quando têm relação com a divisão de brinquedos, de materiais de uso cotidiano, ou ainda quando a opinião do aluno pode não ser aceita pelos demais.

Passada essa etapa, é comum que apareçam também disputas relacionadas às praticas esportivas, devido ao contato físico e à personalidade competitiva de alguns, o que faz com que a mediação efetiva fortaleça e modele os comportamentos.  

Uma série de outros fatores pode desencadear os conflitos e um deles também é em relação à preferência dos colegas. O ciúme, a exclusão, a defesa de sua própria ideia, entre outros. E lembremos que todos esses conflitos fazem parte do desenvolvimento da criança.

Como vivemos em grupo, toda opinião divergente ou maneira diferente de interpretar um acontecimento nos propicia a experiência em lidar com conflitos.  Não há certo ou errado, mas posições que são defendidas frente a outras.

O conflito é inevitável e possui inúmeras vantagens:

• regular as relações sociais;

• ver o mundo por outras perspectivas;

• definir identidades;

• perceber o outro e sua opinião, entre outros.

Por isso precisamos transformar o conflito em oportunidade!

 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br