NOTÍCIAS - EDITORIAL - CAMINHOS DIFERENTES

CAMINHOS DIFERENTES

A busca por uma educação de qualidade tem deixado os pais com muitas dúvidas. Devido ao grande número de propostas e métodos diferentes, eles acabam tendo ideias equivocadas com relação a esse assunto.

Hoje, nas escolas, de modo geral, são citados e propostos, aparentemente, os mesmos objetivos. Para os pais, grande parte leigos no assunto, torna-se cada vez mais difícil analisar a fidelidade das promessas feitas por essas instituições.

Uma das atuais preocupações do segmento educacional é com o material didático oferecido. Os especialistas em educação criticam sistemas que não compreendem a regionalidade e que não buscam uma educação significativa, o que acaba impossibilitando as oportunidades de interação do aluno com o meio, pois têm como objetivo a memorização do conteúdo, o preparo do aluno apenas para o momento da prova e visam somente à nota e não à aprendizagem. 

Na linha contrária a esse pensamento, existe a proposta que objetiva a experimentação, prepara o aluno para se expor, para saber apresentar os resultados de seu trabalho para os colegas, além de fazer com ele aprenda a se arriscar, podendo, se necessário, tentar novamente um acerto. Essa proposta permite que o aluno escreva muito, mude e escreva de novo. O conteúdo é vivido e aprendido por meio da interdisciplinaridade, das trocas e, principalmente, pela busca do aprender.

As propostas anteriormente citadas têm estilos e objetivos diferentes. Os especialistas apontam o caminho. Agora, cabe aos senhores pais decidir para onde seguir: notas baseadas unicamente em conteúdos e provas ou notas baseadas no reflexo da aprendizagem verdadeira?

Texto desenvolvido pela diretora pedagógica, Teresinha Pereira de Almeida

 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br