NOTÍCIAS - Pedagogia de Reggio Emilia. Afinal, o que é isso?

Pedagogia de Reggio Emilia. Afinal, o que é isso?

Uma guerra é capaz de devastar uma cidade, um estado ou um país, mas não consegue destruir o sonho de recomeçar e foi justamente esse sonho que fez os habitantes de Reggio Emilia, na Itália, com o término da Segunda Guerra Mundial, imaginarem um recomeço com a construção de escolas.

Essas escolas utilizaram uma abordagem pedagógica diferenciada, constituíram um princípio de ensino em que não existem as disciplinas formais e em que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. O maior incentivador dessa idéia foi o pedagogo Loris Malaguzzi.

Até os dias de hoje, as escolas de Reggio Emilia são referências mundial em Educação Infantil e para isso, alguns fatores são primordiais: o desenvolvimento da Pedagogia da Escuta, proposta que registra os diálogos das crianças acompanhando sua evolução, a parceria entre pais e escola, a valorização da infância e a arte sempre presente nos projetos.

Em 1991, a revista norte-americana Newsweek publicou um longo artigo destacando as escolas de Reggio como sendo as melhores do mundo voltada para crianças pequenas. Mas se foi somente no início da década de 90 que essas escolas caíram nas graças da mídia norte-americana, é desde 1982 que a Moppe reconhece como melhores métodos os trabalhados por elas e os incorpora em sua filosofia.

Reggio Emilia recebe visitas organizadas em diferentes idiomas e, neste mês de maio, acontecerá o Grupo de Estudos para a América Latina com o intuito de compartilhar experiências, aprofundar conhecimentos e refletir sobre as práticas utilizadas.

A Moppe, em constante busca por padrões de excelência, estará presente nesse Grupo de Estudos na Itália, quando uma equipe formada pela direção (Teresinha e Tatiana Almeida), coordenação (Diva Freire e Karina Melo) e professores (Anáile Abrahão) estará em Reggio Emilia.

A Escola e toda sua equipe sentem-se gratificadas neste momento em que novas possibilidades de conhecimento abrir-se-ão para toda a comunidade Moppe.

 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br