NOTÍCIAS - REVELANDO O FOLCORE

REVELANDO O FOLCORE

“Para pensar global é preciso conhecer nosso quintal”. Mário de Andrade. 

A frase acima conduz a um olhar reflexivo sobre a cultura popular. Existem dentro do patrimônio cultural dois tipos diferentes de cultura, a material e a imaterial, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil. O patrimônio material são produtos de criação científica, artística e tecnológica, as obras, objetos e documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais. Já o patrimônio imaterial é o saber referente às criações científicas, artísticas e tecnológicas, formas de expressão e os modos de criar, fazer e viver.

Recentemente, em São José dos Campos, tivemos a oportunidade de vivenciar essa cultura numa grande festa que reuniu diversas cidades do Vale do Paraíba a fim de socializar suas diferentes manifestações culturais. Quando há uma festa dessas, há também a oportunidade de engrandecer o conhecimento e verificar como a cultura é ampla e dinâmica e não se resume somente ao Saci, peão e pipa. O nosso objetivo enquanto educadores é aproximar nossos alunos dessa realidade tão antiga, passada de geração a geração, bem como acompanhar a evolução que acontece na cultura popular.

Esta não se atém somente às brincadeiras ou cantigas (também de suma importância para a criança), mas no modo de vida, no caso do Vale do Paraíba, no seu jeito simples de viver.

Enquanto o indivíduo vive uma manifestação cultural, ele constrói também sua identidade cultural. Megale, grande estudioso do assunto diz que “...toda sociedade participa da criação e manutenção do folclore, considerado por muitos como a história não escrita de um povo. O folclore não é estático, mas essencialmente dinâmico, pois apesar de basear-se no passado, está sempre se acomodando à mentalidade e às reivindicações do presente”. Vemos, através de seu estudo e conhecimento, uma importante ferramenta para as crianças, de sentir o passado, vivê-lo no presente e prepará-lo para o futuro, dentro de sua dinamicidade. 

Texto desenvolvido pela professora Ariane Moreira.

 
 

Escola Moppe: Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3949-9380 E-mail: moppe@moppe.com.br

Berçário Bambini: Rua Carlos Chagas, 346 - Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP
Tel.: (12) 3204-4610 E-mail: bambini@moppe.com.br