Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

A criança na Educação Infantil

Escola Moppe

A criança na Educação Infantil

10/12/2019 • Equipe Moppe

Existem diversas dúvidas que cercam a questão de uma criança menor de 3 ou 4 anos entrar ou não na escola durante a Educação Infantil. Essas dúvidas ficam ainda maiores, quando os pais precisam decidir se vão investir em uma escola particular com qualidade ou se vão buscar algum familiar, contratar babá ou procurar alguma creche para que os filhos fiquem durante o dia.

Especialistas apontam que a Educação Infantil tem um papel complementar ao da família na educação das crianças. A escola deve ser um espaço de produção e perpetuação da cultura. Um exemplo é o fato que a criança pode aprender a desenhar em qualquer lugar, mas, em uma escola de boa qualidade, ela aprende a desenhar com praxias específicas que vão resultar em melhor desempenho no Ensino Fundamental.

 

 

Em uma matéria para a Revista Época, Beatriz Ferraz, doutora em educação e consultora da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) foi entrevistada sobre o papel da Educação Infantil na vida de uma criança e as respostas foram esclarecedoras.

Sobre o desenvolvimento de crianças que não frequentam a Educação Infantil, a doutora em educação esclarece que é muito possível que o desenvolvimento da criança seja menor em relação a algumas habilidades e conhecimentos. Contudo, é necessário que a criança frequente uma escola de qualidade. “A escola precisa conhecer muito sobre o desenvolvimento da criança e sobre como ela aprende para ter um impacto positivo.”, conclui.

Uma pesquisa elaborada nos Estados Unidos, que já tem 40 anos de análise, aborda os impactos que uma Educação Infantil de qualidade tem na vida de alguém. A pesquisa acompanhou dois grupos de crianças: um que frequentou uma pré-escola de qualidade e outro que não frequentou. O que se observa é que, entre as crianças que frequentaram uma boa educação infantil, os índices de repetência e evasão escolar diminuem e os índices de aprendizado aumentam. Estamos falando também de um indivíduo que consegue viver plenamente sua cidadania.

A Escola Moppe, em seus 37 anos de história, propõe construir a identidade e a autonomia da criança. Oferecemos um ensino de qualidade que busca desenvolver capacidades do mundo moderno, como o trabalho em equipe, as relações interpessoais, o senso crítico, a criatividade e a resolução de problemas, além de cultivar os bens sociais, culturais e ambientais, formando cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade.

Saiba mais: https://glo.bo/2OTh6QO

Últimas postagens

23/10/2020

Aproveitando o momento, em que as práticas educacionais ocupam alta relevância nos debates sociais,  trazemos a tona reflexões construídas a partir das pesquisas, e sobretudo a partir da prática pedagógica […]

10/12/2019

Existem diversas dúvidas que cercam a questão de uma criança menor de 3 ou 4 anos entrar ou não na escola durante a Educação Infantil. Essas dúvidas ficam ainda maiores, […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Secretaria - Tel.: (12) 3204-4610 - Whatsapp: (12) 99645-4255

E-mail: bambini@moppe.com.br



Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380 - Whatsapp: (12) 99711-8037

Informações sobre a escola e agendamento de visitas - (12) 99661-1437

E-mail: moppe@moppe.com.br