Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

A importância de finalizar um ciclo

Escola Moppe

A importância de finalizar um ciclo

15/12/2020 • Equipe Moppe

Recentemente, algumas instituições de ensino superior e o governo, através do Inep, estudaram as crescentes taxas de evasão nas universidades. Dados do Censo da Educação Superior em 2018 apontaram que, dos estudantes que ingressaram em 2010, 56,8% desistiram do curso e somente 37,9% concluíram e formaram-se. Outros 5,3% continuavam na graduação após 6 anos (em média 2 anos a mais do que o tempo de curso). 

Na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, observou-se que a cada 180 jovens que ingressam todo ano, cerca de 24 alunos não conseguem concluir o curso. Algumas explicações levantadas através de dados estatísticos foram: o mau desempenho em algumas disciplinas, associado à dificuldade de encaixar a grade horária em sua rotina e o não cumprimento de disciplinas que são requisito para cursar outras, dentre outros aspectos.  

Uma tese de doutorado em engenharia, de 2015, intitulada “A evasão estudantil na escola Politécnica de São Paulo: identificação e possíveis causas”, da mesma universidade, aponta que “As estatísticas inferenciais demonstraram relação entre a evasão – modo de ingresso na EPUSP e evasão – reprovação nas disciplinas do 1º ano da EPUSP, resultados que, combinados com as estatísticas descritivas, permitiram apontar o déficit vocacional, a falta de persistência, a falta de ambientação à EPUSP e as deficiências na formação predecessora como variáveis responsáveis pela evasão.” 

Mas o que tudo isso tem a ver com o que ensinamos aos nossos filhos a fazerem hoje? Precisamos ensiná-los a serem assertivos em suas escolhas e a saberem finalizar os ciclos que iniciam. Por exemplo: ensiná-los a reconhecerem a importância da jornada construída com um grupo de amigos que vieram juntos desde a Educação Infantil ou Ensino Fundamental para curtirem o tão esperado dia de formatura; ensiná-los a concluir o ano na academia, seja de natação, judô ou ballet, mas, uma vez que ela(e) escolheu fazer, precisa aprender a finalizar; incentivá-los a concluir aquele quadro que começou nas férias, mas depois ficou sem inspiração e de repente, quando menos se espera, a inspiração volta e ele é lindamente terminado e por aí vai.

No livro “16 habits of minds across the curriculum” os autores, Arthur L. Costa e Bena Kallick, partem de estudos da neurociência que comprovam que existe uma constância no comportamento das pessoas que tomam boas decisões, como planejar, refletir e avaliar a qualidade de suas próprias estratégias. Os autores apontam ainda 16 características que essas pessoas têm:

1) Persistência;
2) Gerenciar a impulsividade;
3) Escutar com empatia;
4) Pensar de maneira flexível;
5) Pensar sobre o pensar;
6) Buscar a precisão;
7) Questionar e levantar problemas;
8) Aplicar os conhecimentos prévios para novas situações;
9) Pensar e comunicar-se com clareza e precisão;
10) Reunir dados por meio de todos os sentidos;
11) Criar, imaginar e inovar;
12) Responder com curiosidade e fascinação;
13) Assumir riscos responsáveis;
14) Encontrar humor;
15) Pensar independentemente;
16) Estar aberto ao aprendizado contínuo.

Após ler todos esses dados, podemos parar e refletir sobre quais têm sido as oportunidades de ensinar aos nossos filhos sobre a importância da conclusão de ciclos. 

Concluir o que começamos é o melhor remédio para uma mente com mais sabedoria, tranquilidade e foco. 

É essencial ensinar aos nossos filhos a fazer escolhas que reverberam na vida adulta, que ensinam a perseverar, inclusive na energia necessária para manter-se longe de casa para finalizar a universidade, como apontado nos estudos citados.

E você, já conversou com seu filho sobre a importância em finalizar seus começos hoje?

Escolha com o seu filho. Escolha a Base Forte do berçário às séries finais do Ensino Fundamental!

Últimas postagens

30/03/2021

A Moppe faz parte do PEA-UNESCO, programa que reúne escolas pré-selecionadas do mundo inteiro e tem por objetivo fortalecer a educação com a troca de ideias, projetos e conhecimento. A […]

15/12/2020

Recentemente, algumas instituições de ensino superior e o governo, através do Inep, estudaram as crescentes taxas de evasão nas universidades. Dados do Censo da Educação Superior em 2018 apontaram que, […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Secretaria - Tel.: (12) 3204-4610 - Whatsapp: (12) 99645-4255

E-mail: bambini@moppe.com.br



Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380 - Whatsapp: (12) 99711-8037

Informações sobre a escola e agendamento de visitas - (12) 99661-1437

E-mail: moppe@moppe.com.br