Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

Como é possível manter a qualidade do ensino presencial nas aulas remotas?

Escola Moppe

Como é possível manter a qualidade do ensino presencial nas aulas remotas?

23/10/2020 • Equipe Moppe

Essa foi uma pergunta que, com certeza, não só as escolas se fizeram, mas também os pais, afinal, todos tivemos que lidar com um cenário no qual ninguém tinha experiência. Aqui na Moppe, a resposta veio rápido: levar a essência da nossa escola para o ensino remoto.

Para a Educação Infantil, o foco foi manter o vínculo com os professores, as experiências que oportunizam o aprendizado e o cuidado com o tempo de tela, levando sempre em conta a condição de concentração das crianças e o contexto dos pais. Assim, a Moppe passou a oferecer encontros on-line, ao vivo, com os professores de sala e de aulas extras (inglês, educação física e música), bem como aulas gravadas, a fim de facilitar a logística das famílias. Para potencializar o desenvolvimento dos pequenos, a escola preparou com muito esmero kits pedagógicos com materiais pensados para cada faixa etária a serem utilizados durante as aulas virtuais. 

No Fundamental I foi possível manter a interação entre as crianças e os professores através do sistema de agrupamentos, que já faz parte do dia a dia na escola. Os alunos foram divididos em pequenos grupos para participar das aulas e atividades remotas. As mediações personalizadas foram criadas a fim de trazer para o sistema remoto de forma ainda mais consistente o olhar individualizado ao potencial de cada aluno, que já acontece presencialmente. Assim, garantimos a retomada de conteúdos para alguns e o aprofundamento para os alunos de alto desempenho, para que sejam ainda mais desafiados a progredir.

As turmas dos anos iniciais também receberam kits pedagógicos. Assim, a experiência das atividades remotas ficou ainda mais rica, favorecendo o alcance dos objetivos pedagógicos.

Com o Fundamental II, a grade horária do ensino presencial foi mantida nas aulas virtuais, ao vivo, com os professores. As turmas permaneceram as mesmas, o que favoreceu o vínculo e as trocas entre colegas e corpo docente. Continuamos com os trabalhos em grupo, a elaboração e apresentação de projetos, bem como as excursões virtuais e palestras diversas, mantendo também o fomento à cultura. 

Nas séries finais, assim como nos demais segmentos, as reuniões individuais entre pais e professores foi garantida, mas, desta vez, com a participação dos alunos para que pudessem receber o feedback individual e se comprometer com suas próximas metas de desenvolvimento.

O contato com as famílias se manteve firme mesmo neste período de aulas remotas. A escola continuou buscando se manter o mais próxima possível dos pais, a fim de acompanhar o desenvolvimento de cada aluno e trabalhar para que a parceria se mantivesse forte. 

Neste ano, em particular, a experiência da Moppe de 38 anos em trabalhar o desenvolvimento socioemocional foi essencial para contribuir com a jornada de nossos alunos e profissionais. Desde o acompanhamento diário dos professores e a orientação educacional, até as ações desenhadas para este momento atípico; essas medidas apoiaram a todos em sua saúde mental e emocional.

O processo avaliativo que já acontece na Moppe foi fortalecido nesta jornada, afinal, mais do que nunca foi preciso que os instrumentos de avaliação fossem ferramentas de acompanhamento do aprendizado de cada aluno e não somente a mensuração de desempenho final. 

Com todas essas medidas, pensadas para manter o pressuposto do processo de aprendizado em uma proposta construtivista, estamos tendo um ano pleno de aprendizados, continuando a construir uma BASE FORTE para nossos alunos. 

Seguimos juntos e conectados!

Saiba como estão as aulas remotas na Moppe:

Clique aqui

Últimas postagens

23/10/2020

Aproveitando o momento, em que as práticas educacionais ocupam alta relevância nos debates sociais,  trazemos a tona reflexões construídas a partir das pesquisas, e sobretudo a partir da prática pedagógica […]

10/12/2019

Existem diversas dúvidas que cercam a questão de uma criança menor de 3 ou 4 anos entrar ou não na escola durante a Educação Infantil. Essas dúvidas ficam ainda maiores, […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Secretaria - Tel.: (12) 3204-4610 - Whatsapp: (12) 99645-4255

E-mail: bambini@moppe.com.br



Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380 - Whatsapp: (12) 99711-8037

Informações sobre a escola e agendamento de visitas - (12) 99661-1437

E-mail: moppe@moppe.com.br