fbpx
Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

A Educação do Século XXI

Escola Moppe

A Educação do Século XXI

04/09/2019 • Equipe Moppe

Carteiras enfileiradas, giz branco, quadro negro e um professor detentor de todo conhecimento, pronto para iniciar uma aula em que os alunos serão passivos no aprendizado de um novo conteúdo, que será esquecido em questão de dias. Você já viveu essa cena? Esse modelo de ensino tradicional, além de trabalhar com a capacidade de absorção do conhecimento mais baixa, não é mais aplicável em nossa geração contemporânea, quando crianças e adolescentes, nascidos na era digital, precisam ser capazes de compreender o complexo panorama atual de nossa sociedade.

Nesse contexto, desenvolveu-se durante o século XXI uma nova concepção sobre o que ensinar, sobre como ensinar e sobre quais recursos usar para promover um processo educativo que dê conta da atualidade, já utilizado em escolas que buscam a inovação, como a Escola Moppe.

Conheça abaixo um pouco mais sobre essa mudança:

Educação do Século XX

Com a Revolução Industrial e as novas exigências no mercado de trabalho da época, o ensino foi universalizado e reconhecido como direito de todo cidadão. Porém, para levar isso à prática, foi preciso criar um novo sistema que possibilitasse a um único professor ensinar dezenas de alunos ao mesmo tempo com o objetivo de prepará-los para trabalhar nas fábricas. Assim, a educação do século XX possuía as mesmas características observadas na produção industrial: tarefas repetitivas e mecânicas, trabalho individual e alunos dispostos rigidamente enfileirados. Ou seja, o conhecimento transmitido tinha, mais uma vez, a função de adequar o aluno à sociedade e ao mercado de trabalho que ele enfrentaria e, durante um bom tempo, isso foi suficiente.

Educação do Século XXI

Com a chegada da Revolução Tecnológica no final do século XX, a internet e a globalização impulsionaram um novo olhar sobre a educação, estimulando um ambiente colaborativo híbrido (presencial e à distância) entre alunos e professores. Na educação do século XXI, a sala de aula deixa de ser apenas um lugar para os docentes transmitirem seus conhecimentos e passa a ser um local de compartilhamento, marcado pela troca de experiências, trabalho em equipe e uso de informações digitais, visando a preparar as novas gerações para lidar com desafios inéditos. As metodologias ativas ganham força pois se entende, finalmente, que se aprende mais fazendo, por meio de experiências e projetos, com a mão na massa! O aluno é protagonista de seu aprendizado e é estimulado a pensar, não mais apenas repetir e decorar. Precisa resolver problemas de forma colaborativa.

Ambiente de trabalho

E, atualmente, o ambiente de trabalho moderno também traz esse conceito em que, muito diferente das indústrias antigas, a maioria das pessoas trabalha em pequenos grupos. Elas resolvem problemas juntas. Usam ferramentas digitais. Elas apresentam novas ideias para o outro. Robôs fazem trabalhos mecânicos. Elas trabalham com problemas que ninguém tinha visto antes. Por isso, os estudantes que têm a oportunidade de construir sua educação à base do desenvolvimento dessas competências correspondem melhor às demandas atuais do mercado de trabalho.

A Moppe oferece aos seus alunos uma base forte, pois foca, não só nos conteúdos, mas também em valores e competências. Essa é a educação do Século XXI. 

Última do blog

10/12/2019

Existem diversas dúvidas que cercam a questão de uma criança menor de 3 ou 4 anos entrar ou não na escola durante a Educação Infantil. Essas dúvidas ficam ainda maiores, […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3204-4610

E-mail: bambini@moppe.com.br

Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380

E-mail: moppe@moppe.com.br