fbpx
Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Excelência no ensino e inovação em cada detalhe. Conheça os diferenciais da Moppe.

Agendar uma visita
Escola Moppe

Diferenciais

Desenvolvimento de Competências

A Moppe transcende à comum “transmissão de conteúdos” e graças a seu pioneirismo, trabalha em outro patamar: desenvolve competências, assim como fazem as melhores escolas do mundo, nos países mais desenvolvidos.

Desenvolver competências significa ampliar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do aluno para a vida.

Veja abaixo as principais competências que são desenvolvidas na Moppe:

• Conhecimento.
• Pensamento científico, crítico e criativo.
• Comunicação (Competência linguística – leitura, escrita, interpretação, argumentação e oralidade).
• Raciocínio lógico e resolução de problemas.
• Cultura digital.
• Consciência Sustentável.
• Relacionamento (Empatia, cooperação e respeito às diferenças).
• Trabalho em equipe.
• Autogestão, autocuidado e autoconhecimento.
• Cultura artística e musical.

O desenvolvimento de competências é peça-chave para o desenvolvimento da autonomia moral e intelectual.

Formação Humana

A Moppe destaca-se por ser uma ESCOLA HUMANA, que entende que cada ser humano é único, especial e possui necessidades próprias.

Pilares como respeito, verdade e justiça são construídos desde cedo, auxiliando nas relações humanas e na tomada de decisões do aluno, desenvolvendo um dos principais objetivos da Moppe, que é a formação moral e ética de seus alunos.

PEA-UNESCO

A Moppe é pioneira no Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA-UNESCO), considerado como centro de excelência e inovações para a promoção dos ideais da cultura e da paz. Os alunos Moppe vivenciam no seu dia a dia os QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO:

• Aprender a conhecer
• Aprender a fazer
• Aprender a conviver
• Aprender a ser

Habilidade lógico-matemática

Uma habilidade que permeia todas as áreas do conhecimento e que vai muito além de saber fazer contas.

O raciocínio lógico-matemático pode ser despertado por meio de jogos, como uma forma muito mais atraente, até que se chegue às operações um pouco mais complexas.

Ao operar com números, os alunos Moppe experimentam e validam estratégias de cálculos pessoais, aproximados e estimativas; solucionam e criam desafios; compartilham o raciocínio das diferentes formas de resolução, tudo isso, aprendendo e ampliando o sistema de numeração, as operações e suas propriedades.

O pensamento dos alunos que vivenciam essas situações desafiadoras torna-se, gradualmente, flexível e refinado, e sua habilidade de operar mentalmente aumenta.

Competência linguística

 

Em várias situações da vida, como participar da seleção de emprego e ou de projetos, comunicar é algo essencial e depende de sua eficiência para se obter êxito. Em nossa escola, a competência linguística, que engloba a leitura, escrita, interpretação, argumentação e oralidade, é estimulada da Educação Infantil ao Fundamental II.

Isso acontece desde a socialização que ocorre quando o aluno vai comunicar aos outros colegas a sua descoberta ou seus desejos, na apresentação de trabalhos ou na explanação de uma ideia em sala e respondendo a perguntas para que possa defender seus pontos de vista.

Os alunos da Moppe executam análises além do superficial, desta forma, eles ampliam as possibilidades da compreensão da palavra, do texto e do mundo para e desenvolvem textos relevantes, com vocabulário e análises pontuais.

Valorização do esporte

A aprendizagem motora, a psicomotricidade, o ritmo, a percepção espacial e temporal são benefícios alcançados através das atividades físicas. A Moppe compreende sua importância e desperta em seus alunos o gosto pelo esporte e pelas atividades físicas.

Desta forma, incentivamos a integração entre os alunos, estimulamos a compreensão das experiências do corpo o que possibilita a ele expresse-se e o auxilia a se localizar no tempo e no espaço.

Isso acontece na Educação Infantil de forma lúdica, através da recreação e jogos em grupos, e no Ensino Fundamental acontece por meio de atividades e diversos esportes coletivos.

Confira o que a Moppe oferece para estimular a pratica:

•  Aulas de Educação Física 2 vezes por semana, sendo que, nos meses mais quentes do ano, uma delas acontece em piscina aquecida,
•  Equipe de treinamento para os alunos do Fundamental II,
•  Interclasses e jogos internos,
•  Intervalos ativo (diariamente),
•  CEC – Atividades extracurriculares.

Trabalho em equipe

O maior benefício do trabalho em equipe é o desenvolvimento da inteligência interpessoal. Essa atividade exige que cada membro do grupo saiba ouvir e, muitas vezes, saiba aceitar opiniões diferentes. É a capacidade de dialogar, de pensar, de trocar, de optar e de se comprometer.

Enxergar dessa forma faz com que a escola possa favorecer desde o início da escolaridade essa competência para a vida toda.

Estratégias diferenciados e diversificados

As práticas pedagógicas desenvolvidas na Moppe favorecem ao aluno sair de uma visão fragmentada e descontextualizada de ensino, tornando a aprendizagem significativa. Por meio dos projetos, os conteúdos são aprofundados e as competências desenvolvidas.

Algumas estratégias: projetos Interdisciplinares, trabalhos em grupo, uso de tecnologia, centros de aprendizagem, estratégias de estudos, estudo do meio, entre outras.

Alunos Protagonistas

Oferecemos um ambiente que estimula a autonomia do aluno em ser o protagonista do seu próprio aprendizado, fazendo com que ele se torne investigativo, curioso e ativo.

Isso se dá pelos desafios e situações-problemas propostos, fazendo com que ele utilize diversas habilidades e competências, bem como o corpo, a tecnologia, o espírito de equipe, a criatividade, a curiosidade, desencadeia no aluno o prazer pelo aprender.

Autonomia Moral – Aprender a ser

Ter autonomia moral é saber distinguir o certo do errado e fazer escolhas a partir de valores pessoais.

O caminho para a autonomia moral é a constante reflexão sobre os atos, é transformar o conflito em oportunidade de aprendizado, fazendo com que o aluno saiba pensar no coletivo, colocar-se no lugar do outro e responsabilizar-se pelas consequências de suas ações.

Somente por meio da reflexão nossos alunos terão oportunidade de construir bons modelos de conduta e, assim, construir internamente princípios sólidos que guiem suas ações pela vida.

Autonomia Intelectual – Aprender a pensar

Ter autonomia intelectual é saber buscar respostas. É ser investigador a ponto de ser autônomo na busca dos conhecimentos de que se precisa e deseja. A construção dessa autonomia dá-se por meio do ensinamento dos conteúdos procedimentais, como: saber onde buscar informações, selecioná-las em um texto, relacionar diferentes pontos de vista, comparar e analisar dados, bem como realizar outros procedimentos necessários à aquisição de diferentes saberes.

O aluno intelectualmente autônomo está preparado para os desafios da vida!

Poder de Argumentação

Saber argumentar é um grande diferencial, pois exige clareza e objetividade. É demonstrar conhecimento e conteúdo ao defender alguma ideia. Assim, a pessoa é reconhecida pelo posicionamento diante de seu interlocutor.

O currículo da Moppe favorece que o aluno se coloque frente a vários desafios cotidianamente, pois utiliza situações em que ele experimenta e vivencia essas habilidades, respondendo a perguntas e defender seus pontos de vista.

Consumo Consciente

Na Moppe, os alunos da Moppe estão em constante contato com a natureza, pois oferecemos um ambiente arborizado, com muito verde e natureza.

Por meio de projetos e atividades, estimulamos a conexão que devemos ter com o meio ambiente, bem como o cuidado e a preservação com o espaço da Escola e em nossa volta.

Metodologia Ativa

Ao assumirmos metodologias ativas provocamos movimentos – na sala de aula e fora dela – que incentivam a participação dos estudantes no processo de aprender, estimulando a criatividade e a busca de soluções para problemas reais.

Neste contexto a pesquisa científica faz-se presente e necessária, ampliando o repertório de habilidades e competências necessárias para transformar informação em conhecimentos.

A participação ativa e efetiva dos alunos também abre espaço para o desenvolvimento de lideranças.

Estratégias de estudos

Oferecemos aos alunos situações que permitem com que eles utilizem diferentes estratégias de estudos, desenvolvendo procedimentos e atitudes no ato de estudar que fazem com que as informações disponíveis se transformem em conhecimento.

Exemplos de estratégias de estudos utilizadas pelos alunos Moppe: Localizar informações, grifar informações relevantes, tomar notas, esquematizar, entrevistar, resumir, discutir, debater, entre outras.

Cultura artística

Fundamental na construção do pensamento artístico e em sua apreciação como forma de representação do mundo, na Moppe, é vivenciado todo o processo criativo da arte, como: ampliar repertório através das linguagens artísticas, conhecer artistas e manifestações de movimento artísticos, desenvolver a habilidade de expressão, experimentar e produzir utilizando diversos materiais.

Cultura Digital

Nossos alunos são “nativos digitais”, ou seja, nasceram inseridos numa cultura digital. Dentro deste contexto é fundamental desenvolver conhecimentos relativos à linguagem de programação e habilidades de uso de tecnologias de comunicação e informação para garantir a participação consciente e segura no mundo virtual.

Matific

O Matific aborda o ensino de Matemática usando minijogos interativos e atividades práticas, chamados de episódios, baseados em um sistema de aprendizado espiral modular e progressivo. Os jogos partem de objetivos básicos da matemática para atividades cada vez mais desafiadoras, incentivando as crianças a internalizar conhecimentos e regras matemáticas.

Através dessa plataforma online, adaptativa e gamificada, o educador pode selecionar os episódios relevantes e adequados às necessidades individuais e coletivas de sua turma, permitindo integrar o material didático e explorações práticas em seu próprio formato de aprendizagem em sala de aula, proporcionando uma personalização na aprendizagem e ensino da matemática.

O aluno, em um ambiente lúdico, faz um processo de autodescoberta guiada que aprofunda a sua compreensão cognitiva, além de proporcionar um sentimento de conquista individual.

Utilizar mais essa ferramenta inovadora em nossa escola tem aumentado o interesse e o engajamento dos alunos pela matemática, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e incentivar a aprendizagem pela descoberta. Isso acontece porque esse aplicativo “fala” a linguagem desse novo aluno, nativo digital, que navega muito bem por esse ambiente online.

Programação de Games

A Moppe, sempre pioneira, introduziu, a alguns anos, aula de Programação de Games na grade curricular para os alunos do Ensino Fundamental.

Com mais este diferencial, os alunos Moppe produzem games e aplicativos de forma divertida, desenvolvendo o pensando de um cientista da computação e estimulando o raciocínio lógico, o pensamento estruturado e sistematizado, além do inglês, presente na maioria das linguagens disponíveis.

Ao aprender a linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada, designam ações a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Desse modo, o aluno desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade para resolver problemas.

Adolescentes Multiplicadores

Na fase de início da puberdade e adolescência ocorrem muitas mudanças físicas, psicológicas e emocionais.

Para auxiliar os alunos do 6º e 7º ano a entender esta fase que estão passando, oferecemos o Programa Adolescentes Multiplicadores, que trata justamente de assuntos do universo adolescente, como: da discussão sobre quem sou, meu corpo, meu novo jeito, os amigos, o namoro, a sexualidade, as drogas, o relacionamento familiar etc. O objetivo é levá-los a refletir sobre suas especificidades individuais, sociais e culturais, relacionamentos familiares, amizades, preconceitos, drogas, namoro e outros temas atuais, de maneira que tornem-se reflexivos e assim conscientes de suas ações.

Com esta formação e ação multiplicadora, os adolescentes adquirem e ampliam seus repertórios interativos, aumentando assim sua capacidade de refletir de forma ativa e construtiva em seu contexto escolar e sóciocomunitário, consolidando o real papel de PROTAGONISTAS JUVENIS, que existe dentro de cada um deles.

Orientação de estudos

A orientação de estudos atua em parceria com o aluno, visando auxiliá-lo na organização para os estudos e na construção de valores.

Ministrado por uma psicóloga, são discutidas estratégias para uso de agenda, organização dos cadernos e pastas, e a organização do tempo, da rotina com as lições de casa e técnicas de estudos, fazendo com o aluno se torne cada vez mais responsáveis pela sua própria vida escolar e avance na construção da autonomia.

TCC no 9º ano

Este trabalho, realizado pelo 9º ano desde 2004, demonstra a finalização do estudo de pesquisa desenvolvido na Escola Moppe, que os alunos vivenciam desde o Infantil I.

A Pesquisa é uma ferramenta de extrema importância para que o aluno consiga exercer com autonomia o tratamento da informação, ou seja, saber buscar, organizar informações e concluir ideias acerca de um assunto. No mundo atual o aluno muito mais do que acumular informação, necessita saber tratá-la, para que possa ao longo de sua escolaridade ser protagonista do seu processo de aprendizagem.

A construção do Trabalho de Conclusão de Ciclo (TCC) da Moppe ocorre no período da tarde, uma vez por semana, através das quais os alunos têm acesso à teoria, constroem e consolidam o pensamento e a metodologia científica.

Estas aulas permitem que eles também verifiquem em quais áreas do conhecimento gostariam de elaborar seus trabalhos, decidem seus temas e as questões que irão nortear seu TCC e façam contato com os professores-orientadores com os quais poderão desenvolver seu projeto.

A conclusão do trabalho é apresentada em uma monografia, seguindo os princípios da metodologia científica e as normas ABNT, bem como em uma apresentação oral, avaliada por uma banca da área, composta por profissionais da escola e de fora dela.

Equipe de Treinamento

Os alunos do fundamental II participam também, no período oposto de aula, da Equipe de Treinamento Esportivo.

A equipe representa a Moppe em campeonatos e torneios de Futsal realizados em nossa cidade, como a Copa Jovem Pan e amistosos entre escolas da região.

Aprofundamento de exatas

Consideradas um grande diferencial, as aulas de aprofundamento nas áreas de exatas acontecem semanalmente, no período oposto, para o 9º ano.

Com materiais específicos de Química, Física e Matemática, as aulas visam aprofundar, ainda mais, esses conteúdos e a desafiar ainda mais o raciocínio, a criatividade e o desenvolvimento das potencialidades do aluno, garantindo sucesso no Ensino Médio.

SMART – Programa de línguas da Moppe

A Moppe possui mais um diferencial, o seu programa de Inglês, chamado de SMART INTERNATIONAL PROGRAM.

No programa, o inglês é ensinado de forma integrada aos conteúdos da turma, por meio de estratégias de ensino diversificadas como os centros de aprendizagem, projetos interdisciplinares, contação de histórias, acampamentos de imersão e o uso de recursos tecnológicos. Desta forma o aprendizado é significativo, fazendo com que os alunos atinjam um nível consistente de conhecimento da língua.

O Smart International Program conta com profissionais altamente qualificados que se comunicam na língua estrangeira o tempo todo! Além disso, o programa conta com uma carga horária ampliada do inglês ainda no período regular, fazendo com que os alunos tenham mais contato com a língua.

Período Complementar Bilíngue

Além do período normal de aula, os alunos da Moppe podem participar do Complementar Bilíngue, onde, por um período do dia, ficam imersos e vivenciam a língua inglesa.

Por meio de atividades organizadas e planejadas, o inglês é introduzido de forma forma natural, lúdica e interativa e utilizado como ferramenta de comunicação para o desenvolvimento das atividades que contemplam a grade, fazendo com que o aprendizado aconteça de forma natural e prazerosa.

As famílias tem a opção de 2 vezes por semana, 3 vezes por semana, 5 vezes por semana.

Certificação Internacional da Cambridge University

Os alunos Moppe têm a oportunidade de realizar os exames da Cambridge University, que constituem o primeiro passo oficial como meio de atestar seu desenvolvimento na aquisição da Língua Inglesa, ou seja, os alunos Moppe aprendem e medem seu desenvolvimento com padrão e certificação internacional.

Os exames Cambridge abrangem as quatro habilidades linguísticas: compreensão auditiva, leitura, escrita e produção oral. Os testes baseiam-se também em situações reais de comunicação, que incentivam os candidatos a comunicar-se em inglês.

Essa é mais uma forma de comprovar o alto nível de fluência de nossos alunos.

Equipe Capacitada

O comprometimento e a seriedade com a educação somados ao compromisso em estar em constante inovação e aprimoramento fazem com que a Moppe invista fortemente em formação.

As capacitações e estudos são feitos por meio de:
– Integração dos novos – trazendo a essência e os valores da escola
– Capacitação semanal – grupo de estudos e planejamento individual da coordenação com cada professor.
– Encontros Administrativo-Pedagógico (média de 3 no ano).
– Participação em congressos, workshops e seminários, nacionais e internacionais.

POR QUE A EQUIPE MOPPE É DIFERENCIADA?
São mais de 7 MIL HORAS Anuais de Capacitação, para oferecermos aos nossos alunos a melhor base.

Além disso, a escola criou a Circulare – Rede de Estudos Moppe, em que capacita professores e estudantes da área da educação.

Infraestrutura

O espaço físico da Moppe foi pensado e planejado para a exploração e a aprendizagem dos alunos.

Clique aqui e conheça a nossa estrutura.

 

Última do blog

05/11/2018

“Seja gentil pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.” Esta frase está em um livro que marcou muito nosso ano. Depois que lemos “O Extraordinário”, começamos […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.




Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3204-4610

E-mail: bambini@moppe.com.br

Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380

E-mail: moppe@moppe.com.br