fbpx
Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

Conheça as atividades e os projetos desenvolvidos pelos alunos da Moppe.

Escola Moppe

Aprendizagem significativa: Bandeira em Malha Quadriculada – 4º Ano

28/06/2018 •

Tudo começou com uma ideia!

Nosso livro de matemática nos trouxe o trabalho com malha quadriculada. Então, tivemos a ideia de fazer as bandeiras da copa no alambrado da quadra, em homenagem à copa.

Tivemos um plano: cada grupo faria uma bandeira no alambrado. Iniciamos o planejamento, porém, o projeto não saiu bem como esperávamos. Tivemos muitos imprevistos e foi mais difícil do que pensávamos.

Dividimos em algumas etapas. Primeiro, trabalhamos em tarefas do livro de matemática pensando na malha quadriculada.

Em seguida, fomos ao alambrado, e nos deparamos com a primeira surpresa! Nosso alambrado não é quadriculado, ele é na vertical, ou seja, não trabalharíamos com quadrados, e sim com losangos.

Fomos procurar uma malha quadriculada na vertical. Foi difícil, mas acabamos encontrando uma pequena e, como um quebra-cabeça, a montamos até atingir o número de losangos necessários. Para isso, utilizamos o Datashow.

Após finalizar esse desafio, foi hora de definir um padrão para as bandeiras, pois elas precisavam ficar centralizadas no alambrado, também era necessário que todos os grupos seguissem o mesmo padrão pensando na estética.

Neste momento, descobrimos que precisaríamos de autorização para modificar um espaço da escola. Falamos com a diretora Tatiana Almeida que gostou da ideia e nos autorizou!

Para definir os padrões, quebramos a cabeça e, após pensar bastante, e novamente usar o Datashow, que nos ajudou a visualizar o alambrado, chegamos a uma conclusão:

  • 11 quadradinhos de altura (sendo 9 inteiros e 2 metades);
  • 15 quadradinhos de largura.

Pronto! Estávamos preparados para iniciar.

Realizamos um sorteio das bandeiras entre as salas e o Brasil caiu para o 4°A. Ficamos muito felizes!

Cada grupo ficou responsável por uma bandeira. Primeiro, a fizemos no papel. Foi uma maneira de planejar como ela ficaria na quadra, pois se tivéssemos algum problema, seria mais fácil de resolver no papel do que no alambrado.

Após concluir essa parte, outro imprevisto: o tempo. Percebemos que o trabalho, além de muito prazeroso, também era bem desafiador e estávamos levando mais tempo do que esperávamos. Não iríamos conseguir finalizar antes das férias. Optamos por focar apenas na bandeira do Brasil. Todos os 4°anos passaram a trabalhar na mesma bandeira, foi um trabalho em equipe, uma GRANDE equipe!

Foi assim que realizamos a bandeira do Brasil no alambrado! Aprendemos a reproduzir imagens na malha quadriculada, a ter muita paciência, pois precisamos ser ágeis em algumas situações, ter muito cuidado e detalhistas em outras. Vimos que nem sempre as coisas acontecem como planejamos, e, nessas horas, é necessário fazer um replanejamento. Por fim, tivemos um trabalho bem desafiador e muito divertido, além de deixar nossa quadra em clima de copa!

Bandeira do Brasil de malha quadriculada

Texto produzido pela professora Mariana Gabriela de Almeida, do 4º ano da Escola Moppe.

 

Última do blog

05/11/2018

“Seja gentil pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.” Esta frase está em um livro que marcou muito nosso ano. Depois que lemos “O Extraordinário”, começamos […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3204-4610

E-mail: bambini@moppe.com.br

Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380

E-mail: moppe@moppe.com.br