fbpx
Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

Como aprendemos?

Escola Moppe

Como aprendemos?

23/05/2019 • Equipe Moppe

Estudiosos da área educacional estão em constante pesquisa para verificar as melhores metodologias de aprendizagem para os estudantes das gerações contemporâneas Z  e Alpha. Essas duas gerações são caracterizadas por agrupar pessoas colaborativas, criativas, nativas digitais e que customizam o ensino, sendo papel da escola proporcionar de forma moderna as melhores condições para fomentar esse aprendizado.

A Pirâmide da Aprendizagem, desenvolvido pelo psiquiatra William Glasser, mostra que existem diferentes capacidades de retenção de um conteúdo pelo cérebro humano. Em geral, quando algo é estudado de forma ativa, seja promovendo um debate, fazendo algo na prática ou ensinando o conteúdo estudado, esse conteúdo é retido de maneira mais efetiva.

Os alunos da Moppe têm continuamente a possibilidade de trabalhar absorvendo o máximo de informação dos conteúdos de sala de aula, pois realizam projetos, exposições, discussões e apresentações.

Uma das atividades realizadas que segue esse método foi a exposição dos alunos do 6º ano sobre o Sistema Solar e o Espaço, que foi montada com o objetivo de ensinar sobre o tema para as salas do Infantil IV, 4º e 5º ano. Dentre os assuntos trabalhados estiveram: as diferenças entre os planetas e os corpos celestes, astronomia, movimentos planetários e os fenômenos de luz.

O professor Walter, responsável por essa atividade, avalia que foi uma experiência bastante rica, pois aplicou os conhecimentos básicos de astronomia que fazem parte do currículo escolar e, além disso, foram trabalhadas habilidades e competências como apresentar e ensinar o conteúdo em público, organização, comunicação e montagem do espaço.

A questão da linguagem foi mais um desafio aos alunos expositores. Eles precisaram trabalhar com a adaptação da fala para transmitir os conhecimentos ao lidar com públicos de faixa etária diferentes, sendo esse um ganho interessante no campo da comunicação.

Última do blog

16/07/2019

         De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS) foram realizadas entre 2015 e 2018 cerca de 361.000 amputações em pacientes. Como consequência da perda de um membro surgem […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3204-4610

E-mail: bambini@moppe.com.br

Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380

E-mail: moppe@moppe.com.br