fbpx
Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

Conheça as atividades e os projetos desenvolvidos pelos alunos da Moppe

Escola Moppe

Família venezuelana visita alunos da Moppe

05/11/2018 • Equipe Moppe

“Seja gentil pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.”

Esta frase está em um livro que marcou muito nosso ano. Depois que lemos “O Extraordinário”, começamos a compreender melhor o que acontece ao nosso redor e, principalmente, o que podemos fazer para ajudar alguém que esteja precisando de algo…

Em uma de nossas conversas nosso amigo Arthur falou que existem muitas pessoas passando necessidades, às vezes bem perto de nós. Em seguida, Heitor nos contou que uma amiga da sua família, chamada Rosana, estava planejando trazer três famílias venezuelanas para Jacareí, que, em virtude da crise econômica, tiveram que vir para o Brasil e estavam provisoriamente em um abrigo no estado de Roraima.

As famílias não tinham nada, vieram da Venezuela somente com a roupa do corpo. Para trazê-los ela estava buscando ajuda para providenciar tudo, ou seja, conseguir emprego, vagas em escolas, moradia, móveis, roupas, utensílios domésticos… entre outras necessidades. Naquele momento pensamos como poderíamos ajudar, queríamos muito contribuir, imaginamos que deve ser muito difícil passar por essa situação.

Com a ajuda de nossas famílias arrecadamos utensílios domésticos, roupas, objetos de higiene pessoal, eletrodomésticos, brinquedos, livros etc. Tínhamos uma meta e em poucos dias a superamos pois todos ajudaram muito!

Para receber as doações convidamos uma das famílias, a mãe Giniana, a tia Fariel e as gêmeas Eneibelys e Eneidelys.

O dia da entrega finalmente chegou, estávamos ansiosos para conhecê-las pessoalmente. Para ajudar-nos com a tradução, pois elas falam poucas palavras em português, convidamos a mãe do nosso amigo Arthur, Sandra, que é tradutora de espanhol.

Conversamos, fizemos perguntas sobre como era a vida na Venezuela, o que elas mais gostavam de lá, do que sentem saudade, como realmente está a situação de crise, quais são as dificuldades que as pessoas estão tendo etc. Perguntamos também o que elas estão achando do Brasil, se estão gostando, como foram recebidas na nova escola, quais comidas brasileiras já experimentaram…

Percebemos que apesar da distância e de nossa cultura ser diferente (elas amam comer feijão com açúcar, dá para acreditar?), temos muitas coisas em comum, como por exemplo, o que mais gostamos de fazer, elas também gostam, que é brincar de pega-pega e esconde-esconde.

Depois de conversar bastante, preparamos um piquenique com nossas comidas preferidas, elas experimentaram e gostaram de tudo. Passeamos pela escola, brincamos e depois ajudamos a colocar as doações nos carros (fizemos questão de carregar tudo).

Foi um momento muito especial, jamais vamos esquecer dos olhos delas brilhando quando viram os brinquedos que arrecadamos, alguns elas separaram e levaram nos braços…

Adoramos ajudá-las, para nós foi uma honra! Esperamos vê-las novamente, em breve!

 

Última do blog

05/11/2018

“Seja gentil pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.” Esta frase está em um livro que marcou muito nosso ano. Depois que lemos “O Extraordinário”, começamos […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3204-4610

E-mail: bambini@moppe.com.br

Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380

E-mail: moppe@moppe.com.br