fbpx
Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, afetivas, físicas, éticas e de atuação e integração social.

Agendar uma visita
Escola Moppe

Fundamental I

O Ensino Fundamental tem como objetivo o desenvolvimento da leitura, da escrita e do raciocínio lógico, bem como a compreensão do ambiente natural e social, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

Para isso, trabalhamos os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em diferentes abordagens e linguagens, incluindo o uso de tecnologia com ferramenta de apoio pedagógico.

 

Conheça algumas características do Fundamental II da Moppe

• O tratamento da informação é valorizado, pois consideramos fundamental que os alunos, além de se apropriarem da informação, saibam tratá-la (buscar, interpretar e analisar).

 

• Temos um olhar individual para cada aluno, respeitamos as fases de desenvolvimento individual e coletivos, valorizamos os conhecimento prévios e estimulamos a reflexão sobre o conhecimento antigo e o novo que foi aprendendo.

 

As aprendizagens são significativas. O desafio de produzir ou elaborar algo a ser utilizado em situações do cotidiano faz com que os alunos se sintam desafiados a se apropriar do conhecimento, motivando-os a investigar, analisar e revisar suas produções.

 

Temos uma proposta curricular exigente, pois requer muito mais do que memória dos alunos, exige produção, revisão, análise, sendo crítico e aplicação de todo o conhecimento em inúmeras situações.

 

• O professor é mediador entre o aluno e o objeto de estudo. Essa relação favorece movimentos de pesquisa e planejamento em conjunto. Todo o estudo é orientado pelo professor, porém o aluno é o grande protagonista da aprendizagem.

 

Realizamos uma avaliação formativa e contínua. Utilizamos a avaliação diagnóstica para cada conteúdo a ser trabalhado e avaliamos o percurso do aluno em sua aprendizagem.

 

Oferecemos um ensino de qualidade que estimula o exercício da liderança e das competências para que o educando atue no mundo moderno, como o senso crítico, iniciativa, criatividade, independência, respeito social e o cultivo dos bens sociais, culturais e ambientais, formando cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade.

A vivência, a prática, a pesquisa, a investigação e a resolução de situações-problema são os caminhos para a aprendizagem, e a Moppe é um grande palco para essas experiências, pois conta com um ambiente que estimula a criatividade, a autonomia e a curiosidade do aluno.

 

Diferenciais

Habilidade lógico-matemática

Uma habilidade que permeia todas as áreas do conhecimento e que vai muito além de saber fazer contas.

O raciocínio lógico-matemático pode ser despertado por meio de jogos, como uma forma muito mais atraente, até que se chegue às operações mais complexas.

Ao operar com números, os alunos Moppe experimentam e validam estratégias de cálculos pessoais, aproximados e estimativas; solucionam e criam desafios; compartilham o raciocínio das diferentes formas de resolução, tudo isso aprendendo e ampliando o sistema de numeração, as operações e suas propriedades.

O pensamento dos alunos que vivenciam essas situações desafiadoras tornam-se, gradualmente, flexíveis e refinados e sua habilidades de operar mentalmente aumentam.

Sistematização da Alfabetização

Por meio dos projetos, os alunos são expostos desde as séries iniciais, às manifestações gráficas e a situações de leitura, apropriando-se das funções sociais da escrita.

No Fundamental I a alfabetização é consolidada de forma contextualizada, por meio da análise e da reflexão de conteúdos trabalhados e pelo conhecimento prévio do aluno, trazendo, a cada atividade, um desafio diferente dentro do universo da ortografia e da gramática.

Competência Linguística

Em várias situações da vida, como participar da seleção de emprego e/ou de projetos, comunicar é algo essencial e depende da sua eficiência para se obter êxito. Em nossa escola, a competência linguística, que engloba a leitura, escrita, interpretação, argumentação e oralidade, é estimulada da Educação Infantil ao Fundamental II.

Isso acontece desde a socialização, que ocorre quando o aluno vai comunicar aos outros colegas a sua descoberta ou seus desejos, na apresentação de trabalhos ou na explanação de uma ideia em sala e respondendo a perguntas para que possa defender seus pontos de vista.

Os alunos da Moppe executam análises além do superficial, desta forma, eles ampliam as possibilidades da compreensão da palavra, do texto e do mundo para desenvolver textos relevantes, com vocabulário e análises pontuais.

Valorização do esporte

A aprendizagem motora, a psicomotricidade, o ritmo, a percepção espacial e temporal são benefícios alcançados através das atividades físicas. A Moppe compreende sua importância e desperta em seus alunos o gosto pelo esporte e pelas atividades físicas.

Desta forma, incentivamos a integração entre os alunos e estimulamos a compreensão das experiências do corpo o que possibilitam a ele expressar-se e o auxiliam a localizar-se no tempo e no espaço.

Aulas de Educação Física: 2 vezes por semana, sendo que, nos meses mais quentes do ano, uma delas acontece em piscina aquecida.

Trabalho em equipe

O maior benefício do trabalho em equipe é o desenvolvimento da inteligência interpessoal. Essa atividade exige que cada membro do grupo saiba ouvir e, muitas vezes, saiba aceitar opiniões diferentes. É a capacidade de dialogar, de pensar, de trocar, de optar e de se comprometer.

Enxergar dessa forma faz com que a escola possa favorecer desde o início da escolaridade essa competência para a vida toda.

Estratégias diferenciadas e diversificadas

As práticas pedagógicas desenvolvidas na Moppe favorecem ao aluno sair de uma visão fragmentada e descontextualizada de ensino, tornando a aprendizagem significativa. Por meio dos projetos, os assuntos são aprofundados e as competências desenvolvidas.

Algumas estratégias: projetos interdisciplinares, trabalhos em grupo, uso de tecnologia, centros de aprendizagem, estratégias de estudos, estudo do meio, entre outras.

Alunos Protagonistas

Oferecemos um ambiente que estimula a autonomia do aluno a ser o protagonista do seu próprio aprendizado, fazendo com que ele se torne investigativo, curioso e ativo.

Isso se dá pelos desafios e situações-problema propostos, fazendo com que ele utilize diversas habilidades e competências, bem como o corpo, a tecnologia, o espírito de equipe, a criatividade, a curiosidade o que desencadeia no aluno o prazer pelo aprender.

Poder de Argumentação

Saber argumentar é um grande diferencial, pois exige clareza e objetividade. É demonstrar conhecimento e conteúdo ao defender alguma ideia. Assim, a pessoa é reconhecida pelo posicionamento diante de seu interlocutor.

O currículo da Moppe favorece que o aluno se coloque frente a vários desafios cotidianamente, pois utiliza situações em que experimenta e vivencia essas habilidades, respondendo a perguntas e defendendo seus pontos de vista.

Consumo Consciente

Na Moppe, os alunos da Moppe estão em constante contato com a natureza, pois oferecemos um ambiente arborizado, com muito verde e natureza.

Por meio de projetos e atividades, estimulamos a conexão que devemos ter com o meio ambiente, bem como o cuidado e a preservação com o espaço da Escola e à nossa volta.

Metodologia Ativa

Ao assumirmos metodologias ativas provocamos movimentos – em sala de aula e fora dela – que incentivam a participação dos estudantes no processo de aprender, estimulando a criatividade e a busca de soluções para problemas reais.

Nesse contexto a pesquisa científica faz-se presente e necessária, ampliando o repertório de habilidades e competências necessárias para transformar informação em conhecimentos.

A participação ativa e efetiva dos alunos também abre espaço para o desenvolvimento de lideranças.

Estratégias de estudos

Oferecemos aos alunos situações que permitem com que eles utilizem diferentes estratégias de estudos, desenvolvendo procedimentos e atitudes no ato de estudar que fazem com que as informações disponíveis se transformem em conhecimento.

Exemplos de estratégias de estudos utilizadas pelos alunos Moppe: localizar informações, grifar informações relevantes, tomar notas, esquematizar, entrevistar, resumir, discutir, debater, entre outras.

Cultura artística

Fundamental na construção do pensamento artístico e em sua apreciação como forma de representação do mundo, na Moppe é vivenciado todo o processo criativo da arte, como: ampliar repertório através das linguagens artísticas, conhecer artistas e manifestações de movimentos artísticos, desenvolver a habilidade de expressão, experimentar e produzir utilizando diversos materiais.

Matific

O Matific aborda o ensino de Matemática usando minijogos interativos e atividades práticas, chamados de episódios, baseados em um sistema de aprendizado espiral modular e progressivo. Os jogos partem de objetivos básicos da matemática para atividades cada vez mais desafiadoras, incentivando as crianças a internalizar conhecimentos e regras matemáticas.

Através dessa plataforma online, adaptativa e gamificada, o educador pode selecionar os episódios relevantes e adequados às necessidades individuais e coletivas de sua turma, permitindo integrar o material didático e explorações práticas em seu próprio formato de aprendizagem em sala de aula, proporcionando uma personalização na aprendizagem e ensino da matemática.

O aluno, em um ambiente lúdico, faz um processo de autodescoberta guiada que aprofunda a sua compreensão cognitiva, além de proporcionar um sentimento de conquista individual.

Utilizar mais essa ferramenta inovadora em nossa escola tem aumentado o interesse e o engajamento dos alunos pela matemática, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e incentivar a aprendizagem pela descoberta. Isso acontece porque esse aplicativo “fala” a linguagem desse novo aluno, nativo digital, que navega muito bem por esse ambiente online.

Programação de Games

A Moppe, sempre pioneira, introduziu, há alguns anos, aula de Programação de Games na grade curricular para os alunos do Ensino Fundamental.

Com mais este diferencial, os alunos Moppe produzem games e aplicativos de forma divertida, desenvolvendo o pensando de um cientista da computação e estimulando o raciocínio lógico, o pensamento estruturado e sistematizado, além do inglês, presente na maioria das linguagens disponíveis.

Ao aprender a linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada, designam ações a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Desse modo, o aluno desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade para resolver problemas.

SMART – Programa de línguas da Moppe

A Moppe possui mais um diferencial, o seu programa de Inglês, chamado de SMART INTERNATIONAL PROGRAM.

No programa, o inglês é ensinado de forma integrada aos conteúdos da turma, por meio de estratégias de ensino diversificadas como os centros de aprendizagem, projetos interdisciplinares, contação de histórias, acampamentos de imersão e o uso de recursos tecnológicos. Desta forma o aprendizado é significativo, fazendo com que os alunos atinjam um nível consistente de conhecimento da língua.

O Smart International Program conta com profissionais altamente qualificados que se comunicam na língua estrangeira o tempo todo! Além disso, o programa conta com uma carga horária ampliada do inglês ainda no período regular, fazendo com que os alunos tenham mais contato com a língua.

Certificação Internacional da Cambridge University

Os alunos Moppe têm a oportunidade de realizar os exames da Cambridge University, que constituem o primeiro passo oficial como meio de atestar seu desenvolvimento na aquisição da Língua Inglesa, ou seja, os alunos Moppe aprendem e medem seu desenvolvimento com padrão e certificação internacional.

Os exames Cambridge abrangem as quatro habilidades linguísticas: compreensão auditiva, leitura, escrita e produção oral. Os testes baseiam-se também em situações reais de comunicação, que incentivam os candidatos a comunicar-se em inglês.

Essa é mais uma forma de comprovar o alto nível de fluência de nossos alunos.

 

Conheça outros diferenciais da Moppe.

 

Formas de avaliação

Vários instrumentos são utilizados durante o processo de ensino-aprendizagem que tem como objetivo maior que o aluno “aprenda a aprender”, a fim de que ele possa buscar o conhecimento sempre que necessitar para resolver um problema. O processo acontece da seguinte forma:

  • Levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos detêm e dos que necessitam para avançar no início do processo;

  • Planejamento de orientações didáticas para se alcançar os objetivos;

  • Elaboração e execução dos projetos de sala de aula;

  • Consecução de intervenções necessárias ao processo;

  • Avaliação somativa (no final de cada trimestre) e no final do ano.

Para tangibilizar esse objetivo, utilizam atividades, tarefas, registros de atividades, seminários, projetos, conclusões, elaboração e execução de trabalhos tridimensionais e de pesquisa, provas dissertativas e/ou objetivas etc.

Os resultados do trimestre são comunicados aos pais ou responsáveis através do boletim de notas que são expressos em notas graduadas de zero a dez e podem ser acompanhados no portal do pais (Terminal Web), bem como os critérios utilizados para compor as notas.

Realizamos 4 reuniões de pais anuais, sendo duas delas um diálogo entre apenas o professor e os pais ou responsáveis. Nesse encontro, o educador descreve as formas de aprendizagem e o percurso do aluno, trazendo aspectos individuais e os próximos objetivos.

 

Recuperação paralela

Em nossa proposta de ensino, julgamos importante a aprendizagem contínua, portanto a recuperação na Moppe ocorre de forma paralela, através da intervenção do professor em sala de aula, a realização por parte dos alunos de roteiros de estudo e listas de exercícios, provas de recuperação e plantões de dúvidas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

 

Horário de aula

As aulas do Fundamental l acontecem:

Período da manhã: das 7h20 às 12h00.
Período da tarde: das 13h às 17h40.

 

Período Complementar Bilíngue (opcional)

Além do período normal de aula, os alunos da Moppe podem participar do Complementar Bilíngue, onde, por um período do dia, ficam imersos e vivenciam a língua inglesa.

As famílias têm a opção de 2 vezes por semana, 3 vezes por semana ou 5 vezes por semana.

 

Clique aqui e conheça o Bilíngue da Moppe.

 

 

Última do blog

05/11/2018

“Seja gentil pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.” Esta frase está em um livro que marcou muito nosso ano. Depois que lemos “O Extraordinário”, começamos […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.




Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3204-4610

E-mail: bambini@moppe.com.br

Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380

E-mail: moppe@moppe.com.br