fbpx
Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Ensino que contribui para a formação de cidadãos independentes e com pensamento crítico.

Agendar uma visita
Escola Moppe

Fundamental II

Desde os primeiros passos do aluno Moppe, busca-se desenvolver a curiosidade, o senso crítico, o protagonismo, a autonomia moral, o comprometimento, a desenvoltura verbal e o trabalho em grupo.

No Fundamental II, do 6º ao 9º ano, mantém-se a proposta do “aluno protagonista”, e, assim, são reforçados no educando o desenvolvimento da formação de identidade, de conhecimento, de participação, de responsabilização e criatividade; sempre com o objetivo de que o aluno possa interagir em variadas situações de construção e de desafios que a vida proporciona.

 

Conheça algumas características do Fundamental II da Moppe

• O tratamento da informação é valorizado, pois consideramos fundamental que os alunos, além de se apropriarem da informação, saibam tratá-la (buscar, interpretar e analisar).

 

• Temos um olhar individual para cada aluno, respeitamos as fases de desenvolvimento individual e coletivos, valorizamos os conhecimento prévios e estimulamos a reflexão sobre o conhecimento antigo e o novo que foi aprendendo.

 

As aprendizagens são significativas. O desafio de produzir ou elaborar algo a ser utilizado em situações do cotidiano faz com que os alunos se sintam desafiados a se apropriar do conhecimento, motivando-os a investigar, analisar e revisar suas produções.

 

Temos uma proposta curricular exigente, pois requer muito mais do que memória dos alunos, exige produção, revisão, análise, sendo crítico e aplicação de todo o conhecimento em inúmeras situações.

 

• O professor é mediador entre o aluno e o objeto de estudo. Essa relação favorece movimentos de pesquisa e planejamento em conjunto. Todo o estudo é orientado pelo professor, porém o aluno é o grande protagonista da aprendizagem.

Realizamos uma avaliação formativa e contínua. Utilizamos a avaliação diagnóstica para cada conteúdo a ser trabalhado e avaliamos o percurso do aluno em sua aprendizagem.

 

Oferecemos um ensino de qualidade que estimula o exercício da liderança e competências para que o educando atue no mundo moderno, com o senso crítico, iniciativa, criatividade, independência, respeito social e o cultivo dos bens sociais, culturais e ambientais, formando cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade.

A vivência, a prática, a pesquisa, a investigação e a resolução de situações-problema são os caminhos para a aprendizagem, e a Moppe é um grande palco para essas experiências, pois conta com um ambiente que estimulam a criatividade, a autonomia e a curiosidade do aluno.

Diferenciais

Poder de Argumentação

Saber argumentar é um grande diferencial, pois exige clareza e objetividade. É demonstrar conhecimento e conteúdo ao defendendo alguma ideia. Assim, a pessoa é reconhecida pelo posicionamento diante de seu interlocutor.

O currículo da Moppe favorece que o aluno se coloque frente a vários desafios cotidianamente, pois utiliza situações em que ele experimenta e vivencia essas habilidades, respondendo a perguntas e defender seus pontos de vista.

Habilidade lógico-matemática

Uma habilidade que permeia todas as áreas do conhecimento e que vai muito além de saber fazer contas.

O raciocínio lógico-matemático pode ser despertado por meio de jogos, como uma forma muito mais atraente, até que se chegue às operações um pouco mais complexas.

Ao operar com números, os alunos Moppe experimentam e validam estratégias de cálculos pessoais, aproximados e estimativas; solucionam e criam desafios; compartilham o raciocínio nas diferentes formas de resolução, tudo isso, aprendendo e ampliando o sistema de numeração, as operações e suas propriedades.

O pensamento dos alunos que vivenciam essas situações desafiadoras torna-se, gradualmente, flexível e refinado, e sua habilidade de operar mentalmente aumenta.

Competência linguística

Em várias situações da vida, como participar da seleção de emprego e ou de projetos, comunicar é algo essencial e depende de sua eficiência para se obter êxito. Em nossa escola, a competência linguística, que engloba a leitura, escrita, interpretação, argumentação e oralidade, é estimulada da Educação Infantil ao Fundamental II.

Isso acontece desde a socialização que ocorre quando o aluno vai comunicar aos outros colegas a sua descoberta ou seus desejos, na apresentação de trabalhos ou na explanação de uma ideia em sala e respondendo a perguntas para que possa defender seus pontos de vista.

Os alunos da Moppe executam análises além do superficial, desta forma, eles ampliam as possibilidades da compreensão da palavra, do texto e do mundo para e desenvolvem textos relevantes, com vocabulário e análises pontuais.

No Fundamental II, a produção textual acontece semanalmente dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Os alunos são exigidos a escreverem textos mais complexos e a correção passa a se ainda mais exigente.

O incentivo à leitura dá-se por meio de estratégias diferenciadas, no trabalho com os livros paradidáticos, a fim de garantir sua leitura e incentivar o prazer nesta prática. Ao longo do Fundamental II, são solicitadas, por exemplo, obras como Martin Luther King, adaptações de clássicos, como Dom Quixote e obras de grandes autores, como Capitão de Areia, de Jorge Amado.

Valorização do esporte

A aprendizagem motora, a psicomotricidade, o ritmo, a percepção espacial e temporal são benefícios alcançados através das atividades físicas. A Moppe compreende sua importância e desperta em seus alunos o gosto pelo esporte e pelas atividades físicas.

Desta forma, incentivamos a integração entre os alunos e estimulamos a compreensão das experiências do corpo o que possibilita a ele expressar-se e o auxilia a localizar-se no tempo e no espaço.

A partir do 6º ano, as aulas de Educação Física são ministradas de forma diferente. Partindo da filosofia de valorização do esporte e da preocupação para que cada aluno aprecie a atividade física, no Fundamental II as aulas são ministradas por 2 professores ao mesmo tempo, reunindo as 2 turmas, com o objetivo de trazer satisfação e interesse nas aulas, que resultem em mais saúde e bem-estar.

Trabalho em equipe

O maior benefício do trabalho em equipe é o desenvolvimento da inteligência interpessoal. Essa atividade exige que cada membro do grupo saiba ouvir e, muitas vezes, saiba aceitar opiniões diferentes. É a capacidade de dialogar, de pensar, de trocar, de optar e de se comprometer.

Enxergar dessa forma faz com que a escola possa favorecer desde o início da escolaridade essa competência para a vida toda.

Estratégias diferenciadas e diversificadas

As práticas pedagógicas desenvolvidas na Moppe favorecem ao aluno sair de uma visão fragmentada e descontextualizada de ensino, tornando a aprendizagem significativa. Por meio dos projetos, os assuntos são aprofundados e as competências desenvolvidas.

Algumas estratégias: projetos interdisciplinares, trabalhos em grupo, uso de tecnologia, centros de aprendizagem, estratégias de estudos, estudo do meio, entre outras.

Alunos Protagonistas

Oferecemos um ambiente que estimula a autonomia do aluno para ser o protagonista do seu próprio aprendizado, fazendo com que ele se torne investigativo, curioso e ativo.

Isso se dá pelos desafios e situações-problema propostos, fazendo com que  utilize diversas habilidades e competências, bem como o corpo, a tecnologia, o espírito de equipe, a criatividade, a curiosidade, o que desencadeia no aluno o prazer pelo aprender.

Consumo Consciente

Na Moppe, os alunos da Moppe estão em constante contato com a natureza, pois oferecemos um ambiente arborizado, com muito verde e natureza.

Por meio de projetos e atividades, estimulamos a conexão que devemos ter com o meio ambiente, bem como o cuidado e a preservação com o espaço da Escola e à nossa volta.

Cultura artística

Fundamental na construção do pensamento artístico e em sua apreciação como forma de representação do mundo, na Moppe, é vivenciado todo o processo criativo da arte, como: ampliar repertório através das linguagens artísticas, conhecer artistas e manifestações de movimento artísticos, desenvolver a habilidade de expressão, experimentar e produzir utilizando diferentes materiais.

Por meio das artes cênicas, os alunos do Fundamental II ampliam a sensibilidade, a percepção, a reflexão, a imaginação e o conhecimento estético, transformando o olhar cotidiano em um olhar poético.
Corpo e mente são desenvolvidos em conjunto, descobrindo e superando seus limites, conhecendo o melhor de si mesmo e a importância de olhar para o outro.

Programação de Games

A Moppe, sempre pioneira, introduziu, há alguns anos, aula de Programação de Games na grade curricular para os alunos do Ensino Fundamental.

Com mais este diferencial, os alunos Moppe produzem games e aplicativos de forma divertida, desenvolvendo o pensando de um cientista da computação e estimulando o raciocínio lógico, o pensamento estruturado e sistematizado, além do inglês, presente na maioria das linguagens disponíveis.

Ao aprender a linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada, designam ações a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Desse modo, o aluno desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade para resolver problemas.

Adolescentes Multiplicadores

Na fase de início da puberdade e adolescência ocorrem muitas mudanças físicas, psicológicas e emocionais.

Para auxiliar os alunos do 6º e 7º ano a entender esta fase que estão passando, oferecemos o Programa Adolescentes Multiplicadores, que trata justamente de assuntos do universo adolescente, como: da discussão sobre quem sou, meu corpo, meu novo jeito, os amigos, o namoro, a sexualidade, as drogas, o relacionamento familiar etc. O objetivo é levá-los a refletir sobre suas especificidades individuais, sociais e culturais, relacionamentos familiares, amizades, preconceitos, drogas, namoro e outros temas atuais, de maneira que tornem-se reflexivos e assim conscientes de suas ações.

Com esta formação e ação multiplicadora, os adolescentes adquirem e ampliam seus repertórios interativos, aumentando assim sua capacidade de refletir de forma ativa e construtiva em seu contexto escolar e sóciocomunitário, consolidando o real papel de PROTAGONISTAS JUVENIS, que existe dentro de cada um deles.

Orientação de estudos

A orientação de estudos atua em parceria com o aluno, visando a auxiliá-lo na organização para os estudos e na construção de valores.

Ministrado por uma psicóloga, são discutidas estratégias para uso de agenda, organização dos cadernos e pastas, e a organização do tempo, da rotina com as lições de casa e técnicas de estudos, fazendo com o aluno se torne cada vez mais responsável pela sua própria vida escolar e avance na construção da autonomia.

Plantão de dúvidas

No Fundamental II, acontecem semanalmente plantões de dúvidas com foco na produção e interpretação textual, assim como no raciocínio lógico, a fim de revisar e superar dúvidas e dificuldades apresentadas.

Ensino Científico

Incentivamos a realização de experimentos que fazem com que o aluno explore os procedimentos de pesquisa como: observar, levantar hipóteses, comprová-las ou não, fazer registros de suas observações, concluir suas ideias e socializá-las.

No Fundamental II, os alunos participam de aulas semanais no laboratório de Ciências, batizado na Moppe como “Espaço Galileu”. Práticas investigativas, com equipamentos modernos e adequados a cada tipo de atividade, em um espaço que propicia ações de iniciação científica sobre conteúdos específicos que necessitem de um detalhamento ou aprofundamento maior, são vivenciadas pelos nossos alunos.

Equipe de Treinamento

Os alunos do fundamental II participam também, no período oposto de aula, da Equipe de Treinamento Esportivo.

A equipe representa a Moppe em campeonatos e torneios de Futsal realizados em nossa cidade, como a Copa Jovem Pan e amistosos entre escolas da região.

TCC no 9º ano

Este trabalho, realizado pelo 9º ano desde 2004, demonstra a finalização do estudo de pesquisa desenvolvido na Escola Moppe que os alunos vivenciam desde o Infantil I.

A Pesquisa é uma ferramenta de extrema importância para que o aluno consiga exercer com autonomia o tratamento da informação, ou seja, saber buscar, organizar informações e concluir ideias acerca de um assunto. No mundo atual o aluno muito mais do que acumular informação, necessita saber tratá-la, para que possa ao longo de sua escolaridade ser protagonista do seu processo de aprendizagem.

A construção do Trabalho de Conclusão de Ciclo (TCC) da Moppe ocorre no período da tarde, uma vez por semana, através da qual os alunos têm acesso à teoria, constroem e consolidam o pensamento e a metodologia científica.

Estas aulas permitem que eles também verifiquem em quais áreas do conhecimento gostariam de elaborar seus trabalhos, decidem seus temas e as questões que irão nortear seu TCC e façam contato com os professores-orientadores com os quais poderão desenvolver seu projeto.

A conclusão do trabalho é apresentada em uma monografia, seguindo os princípios da metodologia científica e as normas ABNT, bem como em uma apresentação oral, avaliada por uma banca da área, composta por profissionais da escola e de fora dela.

Aprofundamento de exatas

Consideradas um grande diferencial, as aulas de aprofundamento nas áreas de exatas acontecem semanalmente, no período oposto, para o 9º ano.

Com materiais específicos de Química, Física e Matemática, as aulas visam a aprofundar, ainda mais, esses conteúdos e a desafiar ainda mais o raciocínio, a criatividade e o desenvolvimento das potencialidades do aluno, garantindo sucesso no Ensino Médio.

SMART – Programa de línguas da Moppe

A Moppe possui mais um diferencial, o seu programa de Inglês, chamado de SMART INTERNATIONAL PROGRAM.

No programa, o inglês é ensinado de forma integrada aos conteúdos da turma, por meio de estratégias de ensino diversificadas como projetos interdisciplinares, acampamentos de imersão e o uso de recursos tecnológicos. Desta forma o aprendizado é significativo, fazendo com que os alunos atinjam um nível consistente de conhecimento da língua.

O Smart International Program conta com profissionais altamente qualificados que se comunicam na língua estrangeira o tempo todo! Além disso, o programa conta com uma carga horária ampliada do inglês ainda no período regular, fazendo com que os alunos tenham mais contato com a língua.

Certificação Internacional da Cambridge University

Os alunos Moppe têm a oportunidade de realizar os exames da Cambridge University, que constituem o primeiro passo oficial como meio de atestar seu desenvolvimento na aquisição da Língua Inglesa, ou seja, os alunos Moppe aprendem e medem seu desenvolvimento com padrão e certificação internacional.

Os exames Cambridge abrangem as quatro habilidades linguísticas: compreensão auditiva, leitura, escrita e produção oral. Os testes baseiam-se também em situações reais de comunicação, que incentivam os candidatos a comunicar-se em inglês.

Essa é mais uma forma de comprovar o alto nível de fluência de nossos alunos.

 

Conheça outros diferenciais da Moppe.

 

 

Formas de avaliação

Vários instrumentos são utilizados durante o processo de ensino-aprendizagem, que tem como objetivo maior que o aluno “aprenda a aprender”, para que, sempre que necessitar, ele possa buscar o conhecimento para resolver um problema. O processo acontece da seguinte forma:

  • Levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos detêm e dos que necessitam para avançar no início do processo;

  • Planejamento de orientações didáticas para se alcançar os objetivos;

  • Elaboração e execução dos projetos de sala de aula;

  • Consecução de intervenções necessárias ao processo;

  • Avaliação somativa (no final de cada trimestre) e no final do ano.

Para tangibilizar esse objetivo, são utilizados atividades, relatórios, seminários, projetos, conclusões, elaboração e execução de trabalhos tridimensionais, provas dissertativas e ou objetivas etc.

Os resultados do trimestre são comunicados aos pais ou responsáveis através do boletim de notas, que são expressos em notas graduadas de zero a dez. Os mesmos podem ser acompanhados no portal dos pais (Terminal Web), bem como os critérios utilizados para compor as notas.

 

Recuperação Paralela

Em nossa proposta de ensino, julgamos importante a aprendizagem contínua, portanto a recuperação na Moppe ocorre de forma paralela, através da intervenção do professor em sala de aula, da realização por parte dos alunos de roteiros de estudo e listas de exercícios, provas de recuperação e plantões de dúvidas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

 

Horário de aula

As aulas do Fundamental II acontecem:

Período da manhã: das 7h00 às 12h30.

 

Período Complementar Bilíngue (opcional)

Além do período normal de aula, os alunos da Moppe podem participar do Complementar Bilíngue, onde, por um período do dia, ficam imersos e vivenciam a língua inglesa.

As famílias têm a opção de 2 vezes por semana, 3 vezes por semana ou 5 vezes por semana.

 

Clique aqui e conheça o Bilíngue da Moppe.

 

Última do blog

05/11/2018

“Seja gentil pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.” Esta frase está em um livro que marcou muito nosso ano. Depois que lemos “O Extraordinário”, começamos […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.




Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3204-4610

E-mail: bambini@moppe.com.br

Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380

E-mail: moppe@moppe.com.br