fbpx
Menu
/escolamoppeoficial /escolamoppeoficial /moppetv

Blog

Os segredos que o ovo guarda

Escola Moppe

Os segredos que o ovo guarda

03/05/2019 • Equipe Moppe

O ovo é um dos alimentos mais consumidos do mundo, pois, além de apresentar grande quantidade de proteína, é apreciado pelo seu sabor e as diversas aplicações na preparação de pratos doces e salgados da culinária mundial.

Os alunos dos 2º, 3º e 4º anos do bilíngue, que realizam suas refeições na escola, sempre buscavam inserir o ovo em seus pratos e tinham interesse em quebrá-los durante as aulas de culinária, hábito que foi observado pelas professoras e abriu a oportunidade para o desenvolvimento de um projeto repleto de descobertas e conhecimentos.

A primeira pergunta lançada para os alunos foi: what do you know about the egg? (O que vocês sabem sobre o ovo?). Com o levantamento do conhecimento prévio e as hipóteses deles, foi dado o início à busca de respostas e comprovações que apresentaram referências sobre a composição do ovo, sua origem e utilização no cotidiano.

Para abertura dos estudos, foi abordada a questão da anatomia do ovo, pois a sala tinha a hipótese de que a sua composição era restrita à casca, gema e clara. Contudo, eles foram surpreendidos com tantas outras partes que o compõem e conseguiram observar na prática cada parte estudada, quebrando o ovo, tocando com a pinça e utilizando a lupa.

E para observar as partes que não são vistas a olho nu? Foi realizado o experimento “ovo pelado”, no qual, os alunos mergulharam o ovo em vinagre e observaram, por dias, a reação. Como consequência, a casca sumiu e foi possível visualizar a membrana que fica entre a casca e a clara.

Após conhecerem melhor a anatomia do ovo, novos questionamentos surgiram sobre suas funções na culinária, levando a turma a realizar uma nova pesquisa que teve seus resultados colocados à prova durante as receitas nas aulas de culinária.

Além disso, os alunos queriam saber quais procedimentos e possíveis substitutos podem ser usados quando uma pessoa é alérgica ao ovo, levando-os a fazer uma mesma receita de bolo com e sem ovo, utilizando um dos métodos estudados para substituição.

Por fim, surgiu o questionamento sobre a força da casca do ovo, quando a sala foi provocada pelas professoras a realizar três experimentos, com instruções diferenciadas, pelo nível de inglês, com o mesmo objetivo de testar a força da casca.

Os alunos apertaram a casca, colocaram uma pilha de livros por cima de um ovo e até chegaram a andar por cima de algumas dúzias de ovos, provando que, com a resistência dos ovos na vertical, a força acaba se distribuindo sobre toda a casca, sendo anulada por uma força contrária, a dos polos.

Entre tantos questionamentos, provocações, experimentos e comprovações, as turmas do bilíngue constataram a quantidade de descobertas que tiveram a partir de algo que parece tão frágil e simples, como o ovo, mas que na realidade apresenta diversas características e funções que contribuíram para várias esferas do aprendizado.

Última do blog

04/09/2019

Carteiras enfileiradas, giz branco, quadro negro e um professor detentor de todo conhecimento, pronto para iniciar uma aula em que os alunos serão passivos no aprendizado de um novo conteúdo, […]

Conheça as competências que seu filho irá desenvolver na Moppe.

Melhor horário para contato

Manhã Tarde

Berçario Bambini

Rua Carlos Chagas, 346
Jd. Esplanada - São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3204-4610

E-mail: bambini@moppe.com.br

Escola Moppe

Av. Lineu de Moura, 1655 - Urbanova
São José dos Campos/SP

Tel.: (12) 3949-9380

E-mail: moppe@moppe.com.br